sexta-feira, 25 de março de 2011

As Farc


Farcs – Forças armadas colombianas – um exercito do povo!?

As Farc surgiram na Colômbia em 1964, sob influencia comunista da Revolução cubana, a principio, surgiram com força dos trabalhadores camponeses e logo foram ligados ao Partido Comunista da Colômbia. Surgiu como um grupo de cunho marxista-leninista, atuando no meio rural e adotando táticas de guerrilha. Essa organização tem como discurso ideológico a implantação do socialismo na Colômbia, promovendo a distribuição igualitária de renda, a reforma agrária, o fim de governos corruptos e das relações políticas e econômicas com os Estados Unidos, entre outros aspectos sociais.
Hoje as Farc é o maior grupo paramilitar da América latina, e seguem a risca táticas de guerrilhas, ela é vista como um grupo terrorista pelo governo colombiano e as principais potencias, como os EUA. Desta forma elas operam pelas redes da ilegalidade, por volta da década de 1980, elas vão se envolver com o trafico de drogas, que vai custar as alianças com o partido comunista, formando então um outro, ilegal, o PCCC – Partido Comunista Colombiano Clandestino.
O numero de agregados variam de 6000 a 18000 militantes, ocupando cerca de 15% do território Colombiano.
A cadeia de comando das FARC está dividida da seguinte forma:
  1. Estado-Maior Central, mais conhecido como o secretariado, é o órgão superior de direção e de comando das FARC-EP. Os seus acordos, despachos e decisões imperam sobre toda a organização e os seus membros. O secretariado é quem nomeia os líderes de cada bloco, e restringe as áreas que cada bloco deve abranger.
  2. Bloco: grande unidade estratégica de gestão e controle do território. A Colômbia esta dividida em 7 blocos. Cada bloco é composto por cinco ou mais frentes.
  3. Frente: consiste entre 50 a 500 homens e controlam uma determinada zona do país.
  4. Coluna: é uma larga frente.
  5. Companhia: geralmente cerca de 50 homens, permanecem sempre juntos e são responsáveis pelas emboscadas e ataques surpresa contra forças governamentais.
  6. Guerrilha: consiste de dois pelotões.
  7. Pelotão: a unidade básica, composta por 12 combatentes.
Só lembrando:
- Há uma grande quantidade de soldados adolescentes, cerca de 3.500
- Apesar de uma parte do dinheiro vir do cultivo e comercio da cocaína, os membros são proibidos de consumir
- Parte de suas reinvidicações  e de seus fundos, vêm de seqüestros. Daí parte quase toda desaprovação do povo, pois os cárceres dos seqüestrados traz condições subumanas.




Referencia bibliográfica http://pt.wikipedia.org/wiki/For%C3%A7as_Armadas_Revolucion%C3%A1rias_da_Col%C3%B4mbia

Nenhum comentário:

Postar um comentário