quarta-feira, 9 de março de 2011

Desmatamento no Brasil

O desmatamento no Brasil teve inicio com a chegada dos portugueses, onde os mesmos retiravam o Pau-Brasil, que em Tupi era chamada de Ibirapitanga (madeira- vermelha) É conhecido também pelos nomes de brasileto, ibirapiranga, ibirapita, ibirapitã, muirapiranga, orabutã, pau-de-pernambuco, pau-de-tinta, pau-pernambuco e pau-rosado, que forma relativamente fácil das matas já que boa parte fazia parte das florestas adjacentes ao litoral. Aqui era retirada e levada a Europa, lá era muito valorizada e vendida facilmente pela madeira de qualidade e pela boa resina da arvore, que era usada como corante alternativo aos de origem terrosa.
O tempo passou, mas o desmatamento não, o Pau-Brasil quase entrou em extinção, não só ele mas várias espécies foram destruídas em nome do progresso. A mata Atlântica  já perdeu mais de 75% da sua cobertura natural, na floresta Amazônica, a maior e mais importante do mundo com a maior biodiversidade do planeta, a destruição é cerca de 34 mil campos de futebol a cada 2 meses por causa das madereiras e do gado, e sem falar do Cerrado brasileiro, onde enormes áreas florestadas dão lugar as grandes fazendas de soja na região.
Você pode perguntar, e eu com isso?
O Desmatamento não causa problemas apenas para as arvores e animais que vivem nas florestas, vamos citar alguns:
Com as forte exploração das madeiras, causam escassez no mercado o que faz elevar o preço dos produtos que levam a matéria prima.
As áreas destruídas para uso agrícola causam grandes impactos na natureza, podem causar impermeabilização do solo dificultando o ciclo natural da água, ou então poluir pelo uso dos agrotóxicos empregados.
A destruição natural também podem causar alteração na temperatura.
As arvores de folhas verdes absorvem o CO2 e liberam Oxigênio durante o processo de fotossíntese, destruindo as mesmas, não essa troca e aumento substancial desse gás na atmosfera.
Destruição da biodiversidade;

Genocídio e etnocídio das nações indígenas;

                 Erosão e empobrecimento dos solos;

 Enchente e assoreamento dos rios;


Diminuição dos índices pluviométricos;

 Elevação das temperaturas;

 Desertificação;

 Proliferação de pragas e doenças.
Muitos outros problemas, pense nisso...

O famoso Pau-Brasil


Nenhum comentário:

Postar um comentário