quarta-feira, 30 de março de 2011

A ordem bipolar


A ordem bipolar ou Westfaliana


Com o fim da 2ª guerra Mundial, o mundo se viu dividido em dois grandes eixos, de um lado os EUA liderando o bloco capitalista e do outro a extinta URSS, liderando o bloco socialista.
Este período também ficou conhecido como Guerra Fria, que não houve  realmente ataques armados, eles ficaram mais no campo da espionagem e das ameaças nucleares.
O conflito começa a declinar quando se percebe o atraso soviético em relação aos grandes Estados capitalistas. Os soviéticos deixaram de investir em industrias e desenvolvimento para se dedicar mais ao setor bélico, o que deixou a URSS extremamente atrasada.
Um exemplo que pode ilustrar muito bem este é o caso da Alemanha, que foi dividida após ser derrotada por estas duas potencias, o muro de Berlim virou símbolo do conflito, o lado dito como oriental era comunista, e não demorou muito para perceberem as diferenças entre os lados e queriam passar para o lado capitalista  e tentar desfrutar de tudo o que eles tinham para oferecer, eles tinham como carros o wartburg e trabant, que eram considerados lerdo e ultrapassados.
Em 1989, o lado comunista não suportou a pressão capitalista, e então o muro foi derrubado, sinal que a gigante soviética perdia força e estava prestes a ruir. Logo depois, vários Estado começaram a se separar e em 1991 houve a desintegração total da URSS, restando a gigante Rússia um mote de bombas atômicas, dividas, um enorme atraso em relação ao resto da Europa , já reestabelicida da 2 ª guerra e muito forte.
Surge então a Cei- comunidade dos estados independentes, os estados do Leste Europeu e as Republicas Bálticas.  

2 comentários:

  1. nossa a urss se acha muito e quer conpetir com a tecnologia da america latina vai demorar anos para ela con siguir isso...

    ResponderExcluir