quinta-feira, 14 de julho de 2011

Capitalismo????


Capitalismo

Qual a diferença entre capitalismo, socialismo e comunismo? Você provavelmente já teve esta duvida em algum momento da vida, vamos tentar responder por etapas.
Primeiro vamos falar do mais famoso o capitalismo, palavra tão falada na televisão e nas aulas de humanas, ele é na verdade um modo de produção baseado na apropriação da mais-valia (LUCRO), em outras palavras, tudo aqui gira em torno do dinheiro,  ou melhor, nos meios de fazê-lo reproduzir.
Neste sistema não há a planificação da economia como nos outros dois modos já citados, o governo deve incentivar o liberalismo,termo muito discutido e difundido por estudiosos como John Locke e Adam Smith  , onde empresas privadas travam entre duelos econômicos,havendo, ou deveria haver, a livre concorrência ou então o neolliberalismo, que é onde entra certos poderes ao estado.
Outro grande trunfo é a propriedade privada, muito contestada pelos socialistas e comunistas, que nada mais é que a exclusividade de uso de um determinado bem por seu possuidor.
Não podemos precisar exatamente quando o sistema capitalista teve inicio, uns afirmam que ele sempre existiu, mas a maioria tende a apresentá-lo como fruto do renascimento urbano. Durante o regime feudalista, basicamente o meio urbano deixou de existir para dar lugar aos grandes feudos com seus castelos e sua política praticamente escrava, a maioria eram camponeses e uns pouquíssimos artesãos , haviam o excedente de produção, então não tinham trocas.
No feudalismo, quem morava no feudo pagava tributos altíssimos ao senhor feudal, quase toda produção para usar as terras e pela proteção que lhes eram oferecidas, quem era contra o pagamento destes tributos tinham que sair do feudo, formando pequenas vilas chamadas de fóris-burgos, local onde se desenvolviam as trocas comerciais por serem locais de passagens de um feudo para o outro, com isso conseguiram formar excedentes, surgindo os primeiros burgueses. Ao longo da história , se formaram vário fóris-burgos o que levou ao fim do Feudalismo.
Podemos dividir o capitalismo em três partes:
1 – Capitalismo comercial
Vai do século XVI ao XVIII, período marcado pelas grandes descobertas dos navegantes europeus, que com subsídios de seus reis, buscavam novas terras para explorarem ouro, prata e o que mais pudessem carregar. A idéia era enriquecer acumulando capitais gerados pelas novas terras exploradas.

2 – Capitalismo industrial
Este período começa no século XVIII, na Inglaterra,  com a revolução industrial. Essa revolução solidifica o sistema capitalista e altera todo o esquema de produção existente, substituindo a lerda produção artesanal pela rápida e eficiente produção industrial com enormes maquinas a vapor .
O mundo mudou, mais pessoas tiveram acessos a certos produtos e mais baratos, porem , o salário tambem baixou, junto com a qualidade de vida, era comum trabalhar 16 horas por dia, crianças e idosos também tinham que trabalhar, ainda houve desemprego, baixos salários, péssimas condições de trabalho, poluição do ar e rios e acidentes.
Os europeus ainda incluíram países da Ásia e da África neste sistema.
3 – Capitalismo financeiro
Podemos dizer que teve inicio no XX, mais intensificado por volta de 1960, com o advento do computador, criando um período denominado pelo professor Milton Santos de Meio – Tecnico – Científico – Informacional , onde se criaram as grandes redes informacionais, como as redes bancárias.
A globalização ajudou as empresas a buscarem novos locais para produzirem suas mercadorias a um custo mais baixo. A circulação de bens foi aumentada, chegando em lugares nunca alcançados, mas a desigualdade também aumentou, pagando salários baixos e explorando matérias-primas mais baratas em países subdesenvolvidos essas empresas multinacionais ou transnacionais tornam esses lugares cada vez mais pobres e desiguais, já os grande poderosos , cada vez mais ricos.
Para muitos estudiosos estamos no fim do capitalismo, para outros é apenas o fim de uma fase e para você ?