segunda-feira, 7 de março de 2011

Blocos econômicos


Atualmente é impossível sobreviver em uma economia mundial globalizada sem ter engrenagens que façam parte destes mecanismos.
Um dos sistemas adotados são os blocos econômicos, nele há várias iniciativas que visão o fortalecimento dos países envolvidos e torná-los mais competitivos. Geralmente adotam medidas de redução ou extinção das tarifas alfandegárias entre os envolvidos.
Geralmente, os blocos são formados por países vizinhos( há exceções), com afinidades culturais e financeiras, os economistas afirmam que ficar de fora de um bloco econômico é viver isolado do mundo comercial.
Os blocos podem ser:

Áreas de Livre Comércio: Países que eliminam as tarifas, quotas e preferenciasque recaem sobre a maior parte dos (ou todos os) bens importados e exportados entre aqueles países, a idéia é estimular o comercio local.

União Aduaneira:  Uma união aduaneira é umacomo se fosse uma área de livre comércio com uma tarifa externa comum, ademais de outras medidas que conformem uma política comercial externa comum. Entre um grupo de países ou territórios que instituem uma união aduaneira, há a livre circulação de bens (área de livre comércio) e uma tarifa aduaneira comum a todos os membros, válida para importações provenientes de fora da área.

Mercado comuns: Um mercado comum é umaunião aduaneira com políticas comuns de regulamentação de produtos e com livre ciriculaçãu de todos os três fatores de produção e de iniciativa.

União econômica :  Uma união econômica e monetária é um mercado comum  dotado de uma moeda única. Não deve ser confundida com uma simples união monetária, que não envolve um mercado comum.

Bloco Norteamericano



Bloco Asiático


Bloco Europeu

Os blocos econômicos, são separados também a partir de sua natureza:

Nafta

Apec

Mercado Comum Centro-Americano

Pacto Andino

Mercosul

Caricom

União Européia

CEA

CEI

Afta

MCA 

Nenhum comentário:

Postar um comentário